No pid_list defined
O contributo do SHARE para a investigação sobre o impacto do COVID-19 na população de 50 e mais anos.
O projeto SHARE-Portugal iniciou o trabalho de campo da vaga 8 com entrevistas por telefone, recorrendo a um questionário específico sobre o impacto do COVID-19 na população de 50 e + anos.
A recolha de dados decorrerá, em simultâneo, em 27 países europeus e Israel, durante os meses de Junho e Julho.
O questionário contém questões relevantes para diversas áreas de investigação:
- Questões sobre a epidemia e a saúde, tais como: O(A) senhor(a) fez o teste de diagnóstico do Coronavírus? O(A) senhor(a) ou algum dos seus familiares, amigos e colegas tiveram um resultado positivo no teste de diagnóstico do Coronavírus ou apresentaram sintomas típicos da infeção?
- Questões de saúde mental, tais como: O(A) senhor(a) tem-se sentido triste ou deprimido(a)? Sente-se sozinho(a)?
- Questões sobre a situação económica, tais como: O seu horário de trabalho foi reduzido? Qual foi a sua perda de rendimentos? Essa perda foi compensada por algum apoio financeiro do governo?
- Questões sobre as redes familiares e de confidência, tais como: Com quem é que o(a) senhor(a) manteve contacto? Quem o(a) ajudou? O(A) senhor(a) ajudou alguém?
- Questões sobre cuidados de saúde, tais como: O(A) senhor(a) teve acesso a um médico em tempo aceitável? Teve que adiar alguma cirurgia que já estava planeada? Foi atendido de forma satisfatória num hospital?
Os dados recolhidos através deste questionário permitirão analisar em profundidade a forma como o grupo de risco constituído por pessoas mais velhas está a lidar com o impacto socioeconómico e na saúde do COVID-19. Estes dados têm a grande vantagem de permitir a avaliação e interpretação de diferenças, quer numa perspetiva de comparação entre países, quer numa perspetiva longitudinal. A integração do SHARE numa rede mundial de estudos harmonizados sobre o envelhecimento permite comparações europeias e até mundiais sobre a forma como os sistemas de saúde e sociais responderam à pandemia e quais as lições que devem ser tiradas para o futuro. Para além disso, o uso de dados de vagas anteriores permite comparar o impacto socioeconómico desta crise com dificuldades anteriores, por exemplo, com a crise económica de 2008.
Portanto, os novos dados da vaga 8 do SHARE permitirão que investigadores e decisores políticos aprendam com a gestão desta crise, associando estes novos dados ao que já sabemos sobre as histórias de vida dos nossos respondentes e, assim, esclarecer se as pessoas vulneráveis foram particularmente atingidas por esta crise, seja em termos de saúde ou em termos económicos.