plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Compreender as consequências da pandemia da Covid-19

As consequências da pandemia da COVID-19 são colossais, afetando o bem-estar dos cidadãos europeus em termos económicos, de saúde e relações sociais. O objetivo global do projeto SHARE-COVID19 é compreender estas consequências e ajudar a desenvolver melhores políticas públicas.

Os questionários Covid-19 aplicados em Junho/Julho 2020 e em Junho/Julho de 2021 cobrem os domínios mais importantes da vida da população-alvo do projeto SHARE. Contêm perguntas específicas sobre as alterações da vida quotidiana dos entrevistados durante a pandemia: saúde física e comportamentos de saúde; saúde mental; infeções e cuidados de saúde; mudanças das condições de trabalho, da situação económica e nas redes sociais dos indivíduos.

Os dados recolhidos vão permitir analisar, em profundidade, a forma como o grupo de risco dos 50 e mais anos está a lidar com o impacto da COVID-19. A grande vantagem dos referidos dados é permitirem medir e interpretar, numa perspetiva transversal e longitudinal, as desigualdades sociais e as alterações das condições de vida dos indivíduos, tendo em conta o período anterior à pandemia, a fase de pandemia e o período que lhe será posterior.