Questionário da vaga 4

Com o questionário SHARE da vaga 4, Portugal deu início à recolha de informação junto de uma amostra representativa da população de 50 e mais anos, residente no país. O questionário contém um total de 20 módulos, incluindo um módulo inicial, o SC (Coverscreen), relativo à composição do agregado doméstico e às características demográficas de cada um dos seus membros.

Este questionário contém os seguintes módulos:

Tabela 1. Síntese dos módulos do questionário.

  Módulo

     Designação

    DN

Dados Demográficos

    SN

Redes Sociais

    CH

Família e Filhos

    PH

Saúde Física

    BR

Riscos Comportamentais

    CF

Função Cognitiva

    MH

Saúde Mental

    HC

Cuidados de Saúde

    EP

Emprego e Pensões

    GS

Força de Preensão

    PF

Teste Respiratório

    SP

Suporte Social

    FT

Transferências Financeiras*

    HO

Habitação*

    HH

Rendimento do Agregado*

    CO

Consumo*

    AS

Bens*

    AC

Atividades

    EX

Expectativas

    IV

Observações do Entrevistador

*as questões destes módulos são respondidas apenas por um dos membros do casal.

 

 

Breve descrição de cada módulo

DN (Dados Demográficos) inclui questões sobre o estado civil, o país de origem, o nível de instrução e a profissão de cada entrevistado.

SN (Redes Sociais) pretende conhecer as redes sociais dos entrevistados, sendo o termo "redes sociais" referente aos laços que as pessoas mantêm em alturas diferentes da sua vida. Com este módulo pretende-se obter uma listagem de pessoas que assumem uma elevada importância na vida do entrevistado.

CH (Família e Filhos) recolhe dados sobre os filhos e netos do entrevistado.

PH (Saúde Física) procura captar vários aspectos da saúde do entrevistado, desde a auto perceção da sua saúde a aspetos mais concretos do seu estado de saúde como a invalidez, doença crónica, dores e dificuldades sentidas no desempenho de atividades diárias.

BR (Riscos Comportamentais) recolhe informações sobre  os comportamentos   relacionados com a saúde, como fumar, beber álcool e a realização de atividades físicas.

CF (Função Cognitiva) pretende avaliar quatro dimensões das funções cognitivas do entrevistado: memória, concentração, numeracia e fluência verbal.

MH (Saúde Mental) apura a perceção do entrevistado sobre as suas condições de vida e recolhe informações sobre os seus eventuais problemas emocionais.

HC (Cuidados de Saúde) inclui questões sobre a frequência com que o entrevistado procura cuidados médicos, desde a ida ao médico a estadias no hospital, e ainda questões sobre seguros de saúde ou outros apoios.

EP (Emprego e Pensões) pretende recolher informações sobre as eventuais atividades profissionais atuais do entrevistado, o rendimento que delas obtém assim como o rendimento de outras fontes e pensões.

GS (Força de Preensão) implica o registo da força máxima de preensão do entrevistado, recorrendo-se à ajuda de equipamento específico, um dinamómetro.

PF (Teste Respiratório) visa registar a capacidade pulmonar do entrevistado, através do sopro para um espirómetro.

SP (Suporte Social) recolhe informações sobre os apoios que os entrevistados recebem da família e de outras pessoas que não pertençam ao seu agregado familiar, apurando ainda a forma como os membros do agregado se entreajudam.

FT (Tranferências Financeiras) interroga o entrevistado sobre eventuais transferências e pagamentos regulares que possa ter pago ou recebido de outros, incluindo questões sobre heranças recebidas.

HO (Habitação) almeja recolher informações sobre a situação atual do alojamento do entrevistado (dimensão, qualidade do alojamento, valor da propriedade, hipotecas, rendas, etc.).

HH (Rendimento do Agregado) visa recolher informação sobre diversos tipos de rendimento do agregado doméstico.

CO (Consumo) pretende compilar algumas informações sobre despesas do agregado (alimentação, combustível, eletricidade e telefone).

AS (Bens) inclui questões sobre o montante de bens financeiros e não financeiros, bem como o rendimento obtido desses bens.

AC (Atividades) incide sobre as atividades realizadas nos últimos 12 meses e o modo como os indivíduos se sentem em relação a diversos aspetos da sua vida.

EX (Expectativas) pretende explorar as expectativas do entrevistado, o seu grau de segurança em relação ao futuro e o modo como se processa a tomada de  decisões financeiras no agregado do entrevistado.

IV (Observações do Entrevistador) constitui a finalização do questionário. Após a intervenção do entrevistado existem uma série de questões que o entrevistador terá de responder relativamente à experiência da entrevista.

 

Para aceder ao questionário, clique aqui.