Questionário da Vaga 6

O questionário SHARE da vaga 6 contém um total de 21 módulos, incluindo um módulo inicial, o SC (Coverscreen) respeitante às informações do agregado doméstico e de cada um dos seus membros.

Esta vaga conta com algumas inovações, por exemplo, um novo módulo sobre Tecnologias de informação e Comunicação (módulo IT).

Como a vaga 6 inaugura a dimensão longitudinal do projeto, em Portugal, conta com um módulo adicional que se aplica apenas nas situações em que a pessoa entrevistada na vaga 4 faleceu. Este módulo contempla informações sobre o último ano de vida da pessoa falecida entre a vaga 4 e a vaga 6 do inquérito (módulo XT).

 

Tabela 1. Síntese dos módulos do questionário.

  Módulo

     Designação

    DN

Dados Demográficos

    SN

Redes Sociais

    CH

Família e Filhos

    PH

Saúde Física

    BR

Riscos Comportamentais

    CF

Função Cognitiva

    MH

Saúde Mental

    HC

Cuidados de Saúde

    EP

Emprego e Pensões

    GS

Força de Preensão

    PF

Teste Respiratório

    SP

Suporte Social

    FT

Transferências Financeiras*

    HO

Habitação*

    HH

Rendimento do Agregado*

    CO

Consumo*

    AS

Bens*

    AC

Atividades

    EX

Expectativas

    IT

Tecnologias de informação e Comunicação

    IV

Observações do Entrevistador

*as questões destes módulos são respondidas apenas por um dos membros do casal.

 

 

 

Breve descrição de cada módulo

DN (Dados Demográficos) inclui questões sobre o estado civil, o país de origem, o nível de instrução e a profissão de cada entrevistado.

SN (Redes Sociais) pretende conhecer as redes sociais dos entrevistados, sendo o termo "redes sociais" referente aos laços que as pessoas mantêm em alturas diferentes da sua vida. Com este módulo pretende-se obter uma listagem de pessoas que assumem uma elevada importância na vida do entrevistado.

CH (Família e Filhos) recolhe dados sobre os pais, irmãos e filhos do entrevistado. As informações sobre os pais do entrevistado (estilo de vida, saúde e profissão) reportam-se à data em que o entrevistado tinha 10 anos.

PH (Saúde Física) procura captar vários aspectos da saúde do entrevistado, desde a auto-percepção da sua saúde a aspectos mais concretos do seu estado de saúde como a invalidez, doença crónica, dores e dificuldades sentidas no desempenho de actividades diárias.

BR (Riscos Comportamentais) recolhe informações sobre  os comportamentos de  relacionados com a saúde, como fumar, beber álcool e a realização de actividades físicas.

CF (Função Cognitiva) pretende avaliar quatro dimensões das funções cognitivas do entrevistado: memória, concentração, numeracia e fluência verbal.

MH (Saúde Mental) apura a percepção do entrevistado sobre as suas condições de vida e recolhe informações sobre os seus eventuais problemas emocionais.

HC (cuidados de Saúde) inclui questões sobre a frequência com que o entrevistado procura cuidados médicos, desde a ida ao médico a estadias no hospital, e ainda questões sobre seguros de saúde ou outros apoios.

EP (Emprego e Profissão) recolhe informações sobre as eventuais actividades profissionais actuais do entrevistado, o rendimento que delas obtém assim como o rendimento de outras fontes e pensões.  

GS (Força de Preensão) é um conjunto de medições físicas que implicam o registo da força máxima de preensão do entrevistado, recorrendo-se à ajuda de  equipamento específico, um dinamómetro.

PF (Teste Respiratório) mede a capacidade pulmonar do entrevistado, através do sopro para um expirómetro.

SP (Suporte Social) recolhe informações sobre os apoios que os entrevistados recebem da família e de outras pessoas que não pertençam ao seu agregado familiar, apurando ainda a forma como os membros do agregado se entreajudam.

FT (Tranferências Financeiras) interroga o entrevistado sobre eventuais transferências e pagamentos regulares que possa ter pago ou recebido de outros, incluindo questões sobre heranças recebidas.

HO (Alojamento) recolhe informações sobre a situação actual do alojamento  do entrevistado (dimensão, qualidade do alojamento, valor da propriedade, hipotecas, rendas, etc.).

HH (Rendimento do Agregado) e CO (Consumo) pretendem compilar algumas medidas sumárias de vários tipos de rendimento e despesas do agregado (alimentação, combustível, electricidade e telefone).

AS (Bens) inclui questões sobre o montante de bens financeiros e não financeiros, bem como o rendimento obtido desses bens.

AC (Actividades) contém uma série de perguntas que incidem sobre as actividades realizadas nos últimos 12 meses e o modo como os indivíduos se sentem em relação a diversos aspectos da sua vida.

EX (Expectativas) pretende explorar as expectativas do entrevistado, o seu grau de segurança em relação ao futuro e o modo como se processa a tomada de  decisões financeiras no agregado do entrevistado.

IT (Tecnologias de Informação e Comunicação) coloca questões aos respondentes sobre as suas competências bem como sobre a sua utilização de computadores e internet.

IV (Observações do Entrevistador) constitui a finalização do questionário. Após a intervenção do entrevistado existem uma série de questões que o entrevistador terá de responder relativamente à experiência da entrevista.

 

Para aceder ao questionário completo, por favor clique aqui.